top of page

PROGRAMAÇÃO
TEMPORARIAMENTE SUSPENSA
CINE SATYROS BIJOU
Sala Patricia Pillar

10.png

Abertura das Comemorações do Primeiro Aniversário do Cine Satyros Bijou. Apresentação do filme “Cidade Pássaro” de Matias Mariani, crônica audiovisual urbana, que usa a materialidade do cotidiano de uma cidade impressionante e ao mesmo tempo opressora como São Paulo, combinada a singulares cortejos ao fantástico para alcançar as camadas mais abstratas do íntimo de cada um dos personagens postos em tela.


Cidade Pássaro - 01h55

O nigeriano Amadi procura seu irmão Ikenna na cidade de São Paulo. Aos poucos percebe que o supostamente bem sucedido professor de matemática inventou para sua família uma narrativa imaginária de sua vida no Brasil. Amadi descobre lentamente a verdade em uma missão pelo submundo da cidade. São Paulo aparece como um labirinto a ser explorado pelos irmãos nigerianos que embora iniciem suas jornadas partindo de um mesmo ponto, cada um deles acaba afetado de maneiras diferentes pelo emaranhado de ruas, ruídos, histórias, pessoas e relações que se entrecruzam em uma das maiores metrópoles do mundo.
 

Direção: Matias Mariani

Ano de Produção: 2020

País de Origem: Brasil

Idioma: Português, Inglês, Igbo, Húngaro e Chinês, com Legendas em Português

Gênero: Drama 

Classificação Etária: 16 anos

Distribuidora: Vitrine Filmes

15.png

Shortbus – 01h41

Em Nova York, Sofia Lin e seu marido não têm uma vida sexual muito satisfatória. Como terapeuta conjugal, Sofia conhece um casal gay que está disposto a envolver uma terceira pessoa na relação. Sofia (Sook-Yin Lee) nunca teve um orgasmo. Entre seus pacientes estão James (Paul Dawson) e Jamie (PH DeBoy), que mantém uma relação que começa a dar passos maiores. Há ainda Severin (Lindsay Beamish), uma dominatrix que mantém sua vida em segredo e não se abre para as pessoas. Eles se encontram regularmente no Shortbus, um clube underground onde arte, música, política e sexo se misturam. Contém cenas de sexo explícito.
 

Direção: John Cameron Mitchell

Ano de Produção: 2006

País de Origem: EUA

Idioma: Inglês com Legendas em Português 

Gênero: Drama / Romance

Classificação Etária: 18 anos

Distribuidora: Imovision

11.png

A Filosofia na Alcova - 01h16

Dolmancé e Juliette comandam uma casa em que todos os prazeres sexuais são possíveis. Um dia, eles recebem o pedido de um burguês para acolher sua filha virgem, Eugénie.
 

Direção: Rodolfo García Vázquez e Ivam Cabral

Ano de Produção: 2017

País de Origem: Brasil

Idioma: Português 

Gênero:  Ficção 

Classificação Etária: 18 anos

Distribuidora: Satyros Cinema
 

* Na sessão de quinta após o filme, conversa mediada por Lorenna Montenegro, com as participações do escritor João Paulo Cuenca, da psicanalista Priscila Frehse e dos diretores do filme Rodolfo Vasquez e Ivam Cabral.

16.png

Aftersun – 01h42

No final da década de 1990, Sophie, de onze anos, e seu pai Calum passavam as férias em um clube na costa turca. Eles tomam banho, jogam bilhar e desfrutam da companhia amigável um do outro. Calum se torna a melhor versão de si mesmo quando está com Sophie. Sophie, enquanto isso, acha que tudo é possível com ele. Quando a jovem está sozinha, ela faz novos amigos e tem novas experiências. Enquanto saboreamos cada momento passado juntos, uma sensação de melancolia e mistério às vezes permeia o comportamento de Calum. Vinte anos depois, as memórias de Sophie ganham um novo significado enquanto ela tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que não conhecia.
 

Direção: Charlotte Wells

Ano de Produção: 2022

País de Origem: Reino Unido

Idioma: Inglês com Legendas em Português 

Gênero: Drama

Classificação Etária: 14 anos

Distribuidora: O2 Play

17.png

Segredos de Guerra – 01h47 

Um drama de guerra romântico gay, baseado na história verídica das memórias de Sergey Fetisov, ocorrida no período da guerra fria numa base aérea soviética na Estônia. Sergey é um soldado soviético contando os dias para o fim do serviço militar durante a Guerra Fria. No entanto, sua vida muda drasticamente com a chegada de Roman, um audacioso piloto de combate por quem ele se apaixona.
 

Direção: Peeter Rebane

Ano de Produção: 2021

País de Origem: Estônia

Idioma: Inglês com Legendas em Português 

Gênero: Drama / Romance

Classificação Etária: 14 anos

Distribuidora: Synapse Films

18.png

Nossa Senhora do Nilo – 01h30

Ruanda, 1973. Nossa Senhora do Nilo é um prestigioso internato católico no alto de uma colina, onde meninas adolescentes se preparam para serem a elite ruandesa. Com a formatura a caminho, elas compartilham o mesmo dormitório, os mesmos sonhos e preocupações. Mas em todo o país, como dentro da escola, antagonismos profundos ecoam, mudando a vida dessas jovens e de toda a nação para sempre. O filme é uma adaptação de um livro de sucesso da escritora ruandesa de etnia tutsi, Scholastique Mukasonga. Premiado no Festival de Berlim de 2020. Esteve na última edição do Festival do Rio. 
 

Direção: Atiq Rahimi

Ano de Produção: 2019

País de Origem: França / Ruanda

Idioma: Francês com Legendas em Português 

Título original: Notre-Dame du Nil

Gênero: Drama 

Classificação Etária: 16 anos

Distribuidora: Pandora Filmes

ARTES BIJOU-2.png

fRuTaS! – 01h12

Nesta tradução para cinema da dramaturgia “fRuTaS&tRaNs-GRESSÃO. Histórias para Tangerinas e Cavalas-Marinhos,” Tangerine nos revela momentos anteriores ao que conhecemos na peça e de forma não linear nos traz as suas memórias marinhas, que lhe roubam a presença nos minutos seguintes a um atropelamento em via pública. Uma obra que dialoga diretamente com sua peça teatral referência, no entanto, tem sua pulsação independentemente.   Aqui ,nossa fruta está também sozinhe. E sozinhe ela não é mulher, nem homem e nem travesti. Isso não importa para que possamos ver uma atriz desnudar seu passado em cena. 
 

Direção e Roteiro: Morgana Olívia Manfrin e Coletiva Profanas

Ano de Produção: 2020

País de Origem: Brasil

Classificação Etária: 16 anos

13.png

Cuba Libre – 01h10

Comemorando o Dia da Visibilidade Trans.

Documentário sobre a volta à Havana da atriz transexual cubana Phedra de Córdoba, do grupo Os Satyros, após uma ausência de mais de 50 anos. 
 

Direção: Evaldo Mocarzel

Ano de Produção:

Gênero: Documentário

Classificação Etária: 14 anos

Distribuidora: Independente

14.png

Divinas Divas – 01h50

Comemorando o Dia da Visibilidade Trans.

Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Eloína dos Leopardos, Fujika de Halliday, Marquesa e Brigitte de Búzios são ícones da primeira geração de artistas travestis do Brasil dos anos 1960. A partir de uma íntima relação com a diretora e com o teatro de sua família, importante palco na trajetória de todas elas, acompanhamos as personagens no processo de construção de um espetáculo que celebra seus 50 anos de carreira. Um dos primeiros palcos a abrigar homens vestidos de mulher foi o Teatro Rival, dirigido por Américo Leal, avô da diretora. O filme traz para a cena a intimidade, o talento e as histórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.
 

Direção: Leandra Leal

Ano de Produção: 2017

País de Origem: Brasil

Gênero: Documentário / Musical

Classificação Etária: 14 anos

Distribuidora: Vitrine Filmes

INGRESSOS ADQUIRIDOS NA BILHETERIA DO CINEMA

bottom of page